Acerca de mim

Maia, Porto, Portugal
Empresa Prestadora de Serviços de HST (Autorização nº8500910111 emitida pelo ACT), Ambiente e Higiene Alimentar

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ACIDENTES DE TRABALHO – ESTATÍSTICAS

Recentemente foi divulgado as estatísticas dos acidentes de trabalho de 2014 e 2015 (até Agosto). Aqui está apresentada um resumo dos acidentes de trabalho.


2014
2015
Acidentes de trabalho graves (A. T. graves)
308
203
Acidentes de trabalho mortais (A. T. mortais)
135
76

  • PERFIL
  • ACIDENTES POR DISTRITO

2014
2015
                 A.      T. Graves
Lisboa
Porto
Porto
Faro
                A.      T. Mortais
Lisboa
Aveiro
Porto
Porto, Lisboa

No que diz respeito ao número de acidentes de trabalho, a região Norte registou a um maior número de acidentes de trabalho, seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo. 

  • SETORES DE ATIVIDADE

o   Até Agosto de 2015, os trabalhadores da construção são os que apresentam o maior número de acidentes de trabalho graves (não mortais), seguido dos trabalhadores da indústria transformadora e da Agricultura, Produção animal, Caça, Floresta e Pesca.
o   Em 2014, os trabalhadores da indústria transformadora são os que apresentam o maior número de acidentes de trabalho graves (não mortais), seguido dos trabalhadores da construção e da Agricultura, Produção animal, Caça, Floresta e Pesca.
o   Em 2015, o maior número de acidentes de trabalho mortais ocorre com trabalhadores da construção, seguido dos trabalhadores indústria transformadora e da Agricultura, Produção animal, Caça, Floresta e Pesca.


  • CAUSA DOS ACIDENTES
o   A.T. Graves:
A causa mais frequente dos acidentes de trabalho é o escorregamento ou hesitação com queda, queda de pessoa. A queda em altura é a segunda maior cauda de acidentes de trabalho.
o   A. T. Mortais:
 Em 2014, o escorregamento ou hesitação com queda, queda de pessoa é a maior causa de acidentes mortais, seguida da queda em altura.
- Em 2015, a perda total ou parcial de controlo de máquina, meio de transporte – equipamento de movimentação, ferramenta manual, objeto, animal é a maior causa de acidentes mortais, seguida da rutura, arrombamento, rebentamento, resvalamento, queda, desmoronamento de agente material.

  • OUTROS DADOS
- Em 2014, a quinta-feira foi o dia da semana no qual se verificaram mais acidentes graves, enquanto que à terça-feira foi o dia em que ocorreram mais acidentes mortais.
- Os meses em que se verificaram mais acidentes graves foram Janeiro e Fevereiro. Em Janeiro de 2015 verificaram-se 115 acidentes graves.
- Dezembro é o mês com o menor número de acidentes graves.
- Janeiro é o mês em que ocorrem o maior número de acidentes mortais, só este ano ocorreram 24 acidentes mortais.

Salienta-se que a Prevenção é a solução Os acidentes de trabalho podem ser evitados, basta para isso que as empresas comecem a visualizar a segurança e saúde no trabalho como uma benefício e uma mais-valia, em vez de uma obrigação e mais um custo.

Agir antes de reagir, é a solução...
SEA soluções é a prevenção nas empresa…


Sem comentários:

Enviar um comentário