Acerca de mim

Maia, Porto, Portugal
Empresa Prestadora de Serviços de HST (Autorização nº8500910111 emitida pelo ACT), Ambiente e Higiene Alimentar

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE RISCOS

Já o proverbio o dizia “Mais vale prevenir que remediar” e a prevenção é sem dúvida uma das temáticas mais abordadas dos tempos modernos. Está associada à entidade patronal a obrigação de proporcionar as condições mínimas de segurança necessárias para o bem-estar dos trabalhadores, e não há melhor forma de o fazer prevenindo o risco, protegendo do perigo.

A avaliação de risco, com os vários métodos existentes, é uma das formas mais eficazes de aplicar o conceito de prevenção ao local de trabalho. Esta avaliação consiste em, de uma forma simplificada, identificar todos os perigos para o trabalhador associados à tarefa e posto de trabalho e desse modo calcular o risco e consequentemente prioriza-lo face às medidas corretivas a aplicar.

Essas medidas podem ser várias, e implicar custos de vários graus e em alguns casos podem até ser gratuitas na medida em que apenas é necessário mudar um comportamento ou processo. Todas as atividades possuem riscos associados, e em caso algum este deve ser ignorado.

Numa perspetiva mais realista já analisou os efeitos negativos para a sua empresa, e consequentemente quais as consequências de um acidente de trabalho? Quais os efeitos na produtividade? Quanto dinheiro iria deixar de ganhar? Quanto dinheiro teria que gastar?

Em contrapartida a avaliação de risco fornece os meios para proporcionar aos trabalhadores um ambiente de trabalho, mais seguro e confortável, evitando o stress profissional, que sem dúvida alguma irá refletir bons resultados na produtividade.


        Todos somos remunerados pelo que fazemos, mas a satisfação com o posto de trabalho, é uma das chaves para o fazermos bem.
                                                                                                                         “Vale a pena pensar nisto”

Anexo: vídeo do napo sobre prevenção

Sem comentários:

Enviar um comentário