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Maia, Porto, Portugal
Empresa Prestadora de Serviços de HST (Autorização nº8500910111 emitida pelo ACT), Ambiente e Higiene Alimentar

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS MEDIÇÕES NA SUA EMPRESA?

A Segurança no Trabalho é um conjunto de metodologias que visam a promoção e a proteção dos trabalhadores nos seus locais de trabalho. O objetivo da Segurança no trabalho consiste na eliminação/redução de acidentes de trabalho e doenças profissionais, através da identificação, avaliação e controlo dos perigos e riscos, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Dentro da Segurança no Trabalho temos incluído as medições de avaliação da iluminância, do ruído, do ambiente térmico e da qualidade do ar

  • Avaliação da iluminância

A iluminação dos locais e postos de trabalho é um fator importante que contribui diretamente para a segurança e saúde dos trabalhadores, refletindo-se no rendimento e qualidade do trabalho realizado.
 Uma iluminação deficiente ou desadequada pode proporcionar erros, menor produtividade, acidentes de trabalho ou a degradação da saúde do trabalhador, podendo até originar uma doença profissional. Por outro lado uma boa iluminação dos locais de trabalho é essencial para que as tarefas sejam desempenhadas sem esforço visual de forma confortável e em segurança.
O estudo da iluminância consiste em quantificar os níveis de iluminância presentes nos postos de trabalho, de forma a avaliar as condições de iluminação existentes em função do grau de exigência visual das tarefas associadas.
Estas medições vão permitir definir ações objetivas, nomeadamente ao nível da organização dos postos de trabalho, selecção de equipamentos de iluminação, escolha de materiais de revestimento de forma a obter um melhor aproveitamento da luminosidade natural e artificial.
  •  Avaliação do ruído ocupacional

A exposição ao ruído pode causar diversas perturbações da audição. Esta pode colocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua segurança e saúde, nomeadamente:

o   Perda de audição;
o   Distúrbio do sono;
o   Efeitos fisiológicos; 
o   Perturbações na concentração; 
o   Perda de eficiência no Trabalho; 
o   Incomodidade em termos gerais; 
o   Stress relacionado com o trabalho; 
o   Agressividade; 
o   Risco acrescido de acidentes.

Pode ocorrer uma perda temporária da audição após a exposição ao ruído, que pode ter uma recuperação a partir do momento em que termina a exposição. Mas também se pode verificar uma perda permanente de audição, que é uma das consequências mais graves da exposição ao ruído, decorrente de um processo continuado de exposição a níveis de ruído e tempos de exposição que ultrapassam os limites a que o organismo é capaz de resistir sem danos significativos.
O estudo do ruído ocupacional consiste em quantificar os níveis de ruído presentes nos locais de trabalho de forma a permitir estabelecer ações corretivas no sentido de melhorar as condições e ambiente de trabalho.

  • Avaliação do Ambiente térmico

A actividade humana é fortemente condicionada pelo ambiente térmico. O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo um fator que intervém, de forma directa ou indirecta na saúde e bem-estar, e na realização das tarefas. Assim, o conforto térmico é a sensação que reflecte a satisfação com o ambiente térmico que envolve a pessoa e depende sobretudo de três fatores: Temperatura, humidade e velocidade do ar.
Efeitos da alta temperatura: aumento da frequência cardíaca, perdas de água e sal, diminuição da agilidade mental, cataratas e conjuntivites, etc. 

Efeitos da baixa temperatura: enregelamento dos membros, deficiente circulação sanguínea, frieiras, redução das actividades motoras, destreza e força, etc. 
A realização de avaliações de Conforto Térmico permitem adequar as condições de trabalho a níveis de conforto próximos do ótimo, resultando o bem-estar físico e psicológico e consequente aumento de produtividade.

  • Avaliação da Qualidade do ar/agentes químicos

Alguns agentes químicos causam danos graves na saúde humana: intoxicações, queimaduras, asfixia…
O manuseamento simultâneo de vários produtos químicos, leva a que seja difícil fazer uma correcta caracterização do ambiente do local de trabalho e consequentemente determinar o tipo de medidas a implementar, de forma a fazer uma prevenção eficaz. A presença de vários poluentes atmosféricos poderá potenciar o aparecimento dos sintomas associados às várias patologias (irritações cutâneas e queimaduras, irritações, bronquites, edemas e cancros pulmonares, asfixia, efeitos nefastos no aparelho digestivo; certos agentes químicos podem penetrar no organismo, causando efeitos prejudiciais nos órgãos)
A penetração no organismo pode dar-se através da pele, pelas vias respiratórias (inalação) ou por ingestão ou por via cutânea.
Quase todos os agentes químicos são nefastos e por isso é essencial que os trabalhadores adoptem métodos de trabalho seguros durante a sua manipulação, em especial se existir a possibilidade de libertação de poeiras, gases, vapores e fumos.
A caracterização do ambiente (qualidade do ar) do local de trabalho consiste numa análise qualitativa e quantitativa dos contaminantes presentes, permitindo posteriormente estabelecer ações corretivas no sentido de melhorar as condições e ambiente de trabalho.

Investir nestas avaliações é uma mais-valia para as empresas, nomeadamente:
o   Prevenção da fadiga visual e diminuição da acuidade visual;
o   Prevenção de lesões músculo-esqueléticas;
o   Prevenção de doenças e acidentes de trabalho;
o   Melhoria das condições de trabalho e consequente melhoramento da produção, pois quanto mais seguro e saudável for o ambiente de trabalho menores serão as probabilidades de acidentes de trabalho, de absentismo elevado e de diminuição de rendimento do trabalho.

A S.E.A Soluções desenvolve estudos de iluminância, ruído, ambiente térmico e qualidade do ar nos locais de trabalho, apresentando ações corretivas por forma melhorar as condições e ambiente de trabalho.


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